Praias do litoral apresentam boas condições para banho

Último boletim de balneabilidade mostra somente Ponta da Pita, em Antonina, como impróprio para banho

O Instituto Água e Terra (IAT) informa que as águas das praias e represas artificiais do Litoral e Interior do Estado apresentaram ótima balneabilidade nessa temporada de verão 2020/2021. O 9º e último boletim, emitido nesta sexta-feira (12), mostra somente Ponta da Pita, em Antonina, como ponto desfavorável para banho, além dos dez rios permanentes impróprios no Litoral. O Interior segue com todos os pontos próprios.

Durante a temporada, cinco locais tiveram sua balneabilidade comprometida. “Tivemos quatro casos muito pontuais por conta da grande quantidade de chuvas, além da Ponta da Pita, que se manteve impróprio por toda a temporada em razão do lançamento irregular de esgoto presente por lá”, diz a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira. “A qualidade para banho traz segurança para os veranistas”.

O resultado do último boletim vale até a próxima semana (18).

Monitoramento 

O IAT monitora as águas do Litoral e da Costa Oeste e Norte no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas.

As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Litoral

Os pontos monitorados ficam em Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2). O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano. Eles estão indicados em letras maiúsculas no boletim.

Sinalização 

Cada ponto monitorado possui uma bandeira indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. Elas são atualizadas às sextas-feiras, após resultado do novo boletim.

A sinalização refere-se à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática e a vermelha representa áreas inadequadas para banho.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.