Voluntárias confeccionam “polvinhos” para recém-nascidos que estão na UTI neonatal do HRL
Por Pierre Andrade
Voluntárias da Casa da Amizade, em Paranaguá, há dois anos desenvolvem um projeto que confecciona “polvinhos” de crochê. Os brinquedos são entregues para recém-nascidos que precisam ficar um período na UTI neonatal do Hospital Regional do Litoral.
“Através da mídia, vimos esse projeto sendo aplicado na Irlanda e decidimos adaptar. Faz muito bem para as crianças. Acalma e ajuda a sair do estado que elas estão”, diz Ziza Lopes, coordenadora de artesanato da Casa da Amizade.
O projeto deu tão certo que as voluntárias decidiram ampliar. A partir de outubro, crianças que irão passar por consulta na ala de pediatria do HRL receberão bolinhas, batizadas de Zizinhas, para ficarem mais calmas.
“O nosso lema é o bem. O projeto tem o objetivo de fortalecer a relação entre os médicos e as crianças”, afirma Dejani Hagers, presidente da Casa da Amizade. “Esses projetos são imensuráveis. Eu acredito que isso traz muitos benefícios às crianças. Diminui e angustia dela, traz conforto. Elas se sentem mais acolhidas pelo hospital”, fala Daiana Stelmacki, coordenadora do voluntariado do HRL.
Para continuar, o projeto precisa de ajuda. É possível doar as linhas necessárias para confecção dos polvinhos de crochês e das Zizinhas ou participar da execução dos projetos.
“No momento, aceitamos doação de linha Charme ou Bella, que são as 100% algodão. Não pode ter nada sintético. O material será esterilizados. É possível, também, fazer as Zizinhas ou polvinhos prontos e trazer para nós”, diz Ziza. “Nós precisamos do apoio da comunidade. É uma ajuda importantíssima. Principalmente voluntários. Conclui Dejani.
A Casa da Amizade recebe as doações todas as quintas-feiras, das 14h às 17:30. A sede fica localizada na Rua José Gomes, nº 96, no Centro de Paranaguá.