Para muitos, o Natal é tempo de de ganhar presente, de colocar um pinheirinho todo enfeitado em um lugar de destaque na sala de casa e de colocar uma guirlanda bem bonita na porta. Tempo onde o Papai Noel se torna uma figura central da festa. Mas isso nem de longe é o real significado do Natal.
O Natal é a festa do nascimento de Jesus, o Messias, Emanuel Deus conosco. No dia 25 a Igreja Católica celebra a encarnação do filho de Deus, Jesus que se tornou um de nós.
“Como lemos nas escrituras, Jesus vem para nos salvar. Deus que ama a humanidade e o mundo inteiro e por isso envia o seu filho como salvador. A referência a Jesus Cristo como salvador da o sentido para a nossa celebração do Natal”, explica Dom Edmar Peron, Bispo da Diocese de Paranaguá.
O dia 25 também é celebrado pela igreja Evangélica. Segundo o pastor Nivaldo, o Natal é o cumprimento da primeira promessa bíblica. “Quando Deus promete que da semente da mulher nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente, pra nós Natal é o cumprimento desta promessa, a chegada daquele que Deus prometeu que traria salvação pra toda humanidade”, conta.
Para os umbandistas, o Natal também significa o nascimento de Jesus. Uma data em que as pessoas são mais sensibilizadas. “Nós acreditamos em tudo isso e principalmente no ser humano. Acreditamos nos nossos Orixás e tudo aquilo que complementa e faz diferença em nossos cultos e ritos. Neste momento nós ficamos muito mais sensibilizados e só basta acreditar”, ressalta Lederson Souza, representante da Umbanda.