Quaresma tem início nesta Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas marca o inicio do tempo da Quaresma,  que tem duração de quarenta dias, e se estende até o Domingo da Páscoa. Está é uma das datas mais importantes do calendário litúrgico cristão, que celebra a ressurreição de Jesus.

Na doutrina da Igreja Católica a Quarta-feira de Cinzas é compreendida como um período  de devoção, marcada por penitências.

Segundo o Reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves, este é o tempo que a igreja reserva para fazer um momento de reflexão com os fiéis, para conversão, purificação e confissão dos pecados. O sentido da celebração é “Morrer com Cristo e ressuscitar com Cristo, em uma vida nova”, finaliza o sacerdote.

Imposição das cinzas 

A imposição das cinzas simboliza a condição humana frágil e a necessidade de reconhecer a graça de Deus para o perdão dos pecados.

Durante a celebração, o sacerdote utiliza as expressões “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou ‘Lembra-te que és pó, e ao pó te hás de voltar’. As expressões referem-se à conversão para uma vida nova em Cristo e à fragilidade humana.

Segundo Dom Edmar Peron, Bispo de Paranaguá,  “o significado das cinzas, o jejum, a penitência e a oração, marcas da quaresma, junto com a  Campanha da Fraternidade Ecumênica, ao nos colocar diante de tantas dores e sofrimento que marcam nossa sociedade atual, sobretudo, diante dos milhares de brasileiros mortos pela fome e perseguições econômicas, raciais e até mesmo religiosas, deve despertar nossos corações para realização de gestos concretos de amor em favor das pessoas que sofrem, e assim, superarmos aquela falsa solidariedade feita apenas de discursos.”

Campanha da Fraternidade

Neste período, a Igreja Católica  também realiza a Campanha da Fraternidade, que reúne diversas igrejas em conjunto com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs.

O tema escolhido para a campanha de 2021 é: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade”

Horário das celebrações

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio estará com três horários de celebrações:

09h – Missa e imposição das cinzas.

17h – Missa, Novena e imposição das cinzas.

19h – Missa, Novena e imposição das cinzas.

Aos domingos, durante o período da Quaresma, 30 min antes das celebrações, o Santuário Estadual estará realizando o atendimento dos fiéis para confissão.

A Catedral Diocesana de Paranaguá realizará as celebrações de forma presencial e online.

19h – Missa e abertura da Campanha da Fraternidade de 2021.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.