Images: Prefeitura de Guaraqueçaba
Na manhã desta quinta-feira (17), ônibus escolares de Guaraqueçaba apresentaram problemas mecânicos, em virtude das más condições da PR-405. A Prefeitura do município informou que foram quatro veículos danificados no percurso entre as escolas e a casa dos alunos, o transporte escolar atende as comunidades rurais de Morato, Ipanema, Serra Negra, Batuva, entre outras.
O município alega que recentemente a Secretaria Municipal de Educação realizou a revisão de todos os veículos e que inclusive novos ônibus foram colocados para atender as crianças da região a menos de um mês, com o retorno presencial das aulas da rede municipal e estadual.
O motorista responsável pelo transporte dos alunos da Comunidade de Serra Negra, Edvaldo Narciso Izabel, relata a dificuldade na linha.
O ônibus estava bom, mas com essa estrada não há carro que aguente, como eu estava na comunidade ainda, avisei as equipes, deixei o ônibus onde estragou e levei as crianças para casa a pé. Os demais pais foram avisados pelo grupo da escola. Estão todos bem e em segurança, mas se não arrumar essa estrada a coisa pode ser pior em um dia de sol forte ou de temporal.
Além do ônibus que faz a Linha Serra Negra, o outro veículo que faz a linha do Mirante até Tagaçaba encalhou em um lamaçal na PR-405.
Já o ônibus que atende a comunidade Rural de Ipanema até a Sede, e o ônibus que faz a linha escolar da comunidade Rural do Batuva até Guaraqueçaba, tiveram danos nos pneus e rodados em virtude dos buracos intercalados com as pedras soltas na PR-405, ainda assim um dos motoristas conseguiu chegar com o veículo até a Sede do Município onde passa por manutenção.
A Prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos comentou sobre o assunto e afirma que a luta por melhorias na PR-405 é constante.
A nossa luta por melhorias na PR-405 é incessante e já chegou a um ponto desgastante à todos, tanto para a gestão quanto para a população. Hoje foram os ônibus escolares, semana passada foram veículos de saúde. Desde o início da gestão foram inúmeras tratativas com SEIL, LOGIT, DER, Governo do Estado, Deputados Estaduais, Federais, Instituições, Ambientalistas, Grupos de Trabalho que trouxeram resultados paliativos mas precisamos de um trabalho efetivo de manutenção da PR-405 até que aconteça a tão sonhada pavimentação.