Com o aumento no número de turistas que descem para as praias durante a temporada de verão, o consumo de água consequentemente também aumenta, principalmente na passagem de ano. Por isso a Sanepar orienta que os veranistas economizem água durante o período que estiverem no Litoral.
Desde o dia 21 de dezembro, o consumo registrado pela Sanepar tem ficado em média, 10% maior do que o mesmo período do ano passado. Mesmo com obras e medidas que melhoram as condições de produção, reservação e distribuição de água potável, a Sanepar orienta os veranistas a economizarem água, principalmente nos dias mais quentes.
Redução no tempo do banho, manter a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba, abrindo apenas para o enxágue, são as dicas para uso da água no banheiro.
Na cozinha, a dica é acumular a louça e lavar toda de uma vez, com a ajuda de uma bacia, e abrir a torneira somente no enxágue. A orientação é também aproveitar a água da máquina de lavar roupa para a limpeza da área externa e do carro.
As piscinas infantis podem ser as vilãs do desperdício. Não se deve descartar a água todos os dias, evitando o gasto excessivo. A orientação é manter a água limpa, com aplicação de cloro diariamente. Os fabricantes recomendam 25 ml de cloro a cada 1.000 litros de água. A sugestão é fazer a aplicação do produto à noite para garantir um intervalo de, pelo menos, 10 horas antes de liberar a piscina para uso.
Outra dica é cobrir com uma capa apropriada, quando não estiver em uso, para prevenir que caia alguma sujeira e evitar a evaporação. Piscinas maiores também devem ser cobertas para evitar a evaporação. O tratamento adequado mantém limpa e evita a substituição frequente da água.