Quase 56 toneladas de resíduos foram retiradas das areias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná nos primeiros quatro dias do serviço de coleta de resíduos, trabalho sob responsabilidade da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
A atividade inclui limpeza, varrição e separação de resíduos e acontece diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, num trecho de cerca de 48 quilômetros. Na média, foram removidas cerca de 14 toneladas de resíduos por dia.
A ação faz parte da operação Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 do Governo do Estado. Nesta temporada, em caráter experimental, os serviços de coleta de resíduos também serão feitos em alguns dias específicos nos municípios de Morretes e Guaraqueçaba, incluindo a sede administrativa, Ilha das Peças e Superagui.
Em Morretes, a limpeza deve ocorrer às margens do Rio Nhundiaquara, numa extensão de cerca de 2,4 quilômetros.
Na limpeza das areias são utilizados 10 quadriciclos e 10 carretinhas, com atuação de cerca de 130 trabalhadores, entre coletores, motoristas e supervisores, a maioria moradores do Litoral paranaense. Também é feita a separação do lixo reciclável no momento da coleta. O serviço de limpeza na orla vai até o início de março de 2022.
Outros serviços
Além da limpeza das areias, a Sanepar vai oferecer os serviços de cadeiras anfíbias, passarelas de acessibilidade, ducha ecológica, atividades recreativas e educativas. Essas atividades ocorrem em parceria com as secretarias de Estado da Educação e do Esporte (Seed) e da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).
Com a Seed, em todas as cinco arenas da Paraná Esportes, serão desenvolvidas atividades lúdicas com foco socioambiental, especialmente em relação ao uso racional da água e destinação correta de resíduos.