As políticas públicas implementadas pela Prefeitura de Pontal do Paraná para geração de emprego, renda e capacitação com foco na circulação direta de recursos no mercado local renderam ao município reconhecimento e homenagens durante o Encontro Estadual de Políticas Públicas, promovido pela Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR).
O evento foi realizado em Foz do Iguaçu entre 30 de outubro e 1º de novembro, com palestras, oficinas e apresentação de dez histórias paranaenses de sucesso. Entre elas, a contratação de microempreendedores individuais (MEI’s) para serviços de manutenção na orla das praias, prédios públicos e serviços de pequenos reparos; a capacitação de pescadores artesanais para atuar no Mercado de Pescados de Pontal do Sul; e o programa de capacitação de costureiras que farão a confecção de uniformes escolares do ano letivo 2024, foram fundamentais para o reconhecimento de Pontal como Cidade Empreendedora.
Ajudar no desenvolvimento regional do litoral paranaense também contou pontos a favor da cidade. Os critérios da premiação do Sebrae-PR abrangem os índices de desenvolvimento do ambiente de negócios, acesso a crédito, inovação, liderança, associativismo, educação empreendedora, políticas públicas, desburocratização, liderança e governança.
PRÊMIO: Pontal do Paraná foi representada por Antônio Carlos Cruz, agente da Sala do Empreendedor que recebeu o prêmio em nome da Prefeitura, pelo vereador e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ezequiel Tavares Alves, e pela procuradora da Câmara e integrante do Conselho, Joyce Maus.
CAMINHO CERTO: O prefeito Rudão Gimenes explica que a contratação e capacitação dos MEI’s reforça a injeção de recursos na economia local. “Homenagens como essa mostram que estamos no caminho certo. Contamos com o Sebrae-PR como parceiro nas ações da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico por meio da Sala do Empreendedor e do Escritório de Compras. Desenvolvimento ocorre quando a economia também está voltada ao social”, diz o prefeito.
NOVAS INICIATIVAS: O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Ezequiel Tavares, destacou que o município segue implantando novas iniciativas. “Estamos capacitando os agentes públicos para nosso Encontro Municipal das Micro e Pequenas Empresas para que possam aprender e concorrer nas licitações, ficando em condições de fornecer seus produtos e serviços ao poder público”, detalha o presidente.
AMBIENTE DE NEGÓCIOS: Participaram integrantes de 24 comitês territoriais e 141 municipais, lideranças dos setores públicos e privados, e 200 agentes de desenvolvimento. O evento estadual de Politicas Públicas foi uma oportunidade única para reunir comitês gestores de desenvolvimento municipais e regionais, além de promover a troca de experiências sobre iniciativas bem-sucedidas como as de Pontal do Paraná. Estabelecer uma agenda de compromissos voltados ao bom ambiente de negócios também foi um dos objetivos. (Com informações do Sebrae-PR e Sala do Empreendedor).