Com informações da Prefeitura de Paranaguá
A iniciativa do projeto de integração conta também com a parceria das secretarias municipais de Trabalho, Esporte, Segurança e Indústria e Comércio
Os moradores em situação de rua que precisam do atendimento da assistência social de Paranaguá terão novas oportunidades para se integrarem na sociedade.
Agora, os cidadão que estão na Unidade de Acolhimento Institucional, vão receber a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para dar mais oportunidades de estudo e elevação de escolaridade às pessoas em situação de rua. Esta Unidade funciona no mesmo espaço em que o Centro Pop está instalado.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva, o ginásio ainda não foi desativado como abrigo noturno, pois há moradores que não querem ficar na unidade de acolhimento e permanecem nas ruas durante o período diurno. “12 pessoas são atendidas com acolhimento provisório na chamada Operação Inverno e, cerca de 15 adultos formam o público médio de atendimentos diários pelo Serviço de Abordagem Social sendo que o total de pessoas em situação de rua abordados, mas que não querem ser acolhidos, ultrapassa 50 pessoas”, explicou.
Centro POP
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) representa espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.
Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua deve-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização a mobilização e a participação social.
Atualmente, neste espaço, são feitos 50 atendimentos diariamente.