Cotidiano
Sindicato dos Estivadores completa 118 anos de fundação
Foto: Arquivo/Claudio Neves
Por Bruna Letícia

Nesta segunda-feira (13), os estivadores celebram 118 anos de organização da categoria no Paraná. Estivador é o profissional que trabalha na carga e descarga dos navios, o profissional atua a bordo da embarcação ou, no caso das operações de veículos, leva o carro do cais até o interior do navio. É, na verdade, a mão de obra capacitada que movimenta a mercadoria entre o porão do navio e o convés e vice-e-versa.

Além disso, esta é a classe de trabalhador portuário avulso (tpa) mais antiga de Paranaguá. O Sindicato dos Estivadores de Paranaguá (Sindestiva), foi um dos primeiros do país, fundado em 1903. Atualmente, são cerca de 1.100 estivadores ativos no porto paranaense.

A atividade, que antes passava de pai para filho por afinidade e indicação, atualmente exige concurso que é realizado desde 1991, com isso os trabalhadores precisaram adequar os conhecimentos ao processo de automação e o uso de mais equipamentos nas operações.

“Não é qualquer sindicato que alcança tanto tempo de atuação, a Estiva tem um passado de grandeza, para mim sempre é um prazer falar sobre essa história”, comemora José Dogiva, presidente da associação dos aposentados da estiva.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.