Desde o final da tarde de ontem (05), os sete municípios do litoral registraram alto volume de chuva que causou alagamentos, transbordamentos e muitos prejuízos. As regiões mais afetadas foram os municípios de Guaratuba e Matinhos
Por Kevin Capobianco
O Corpo de Bombeiros informou que foram atendidas 127 pessoas em 30 ocorrências. Destas, 20 foram de atendimentos onde os socorristas precisaram retirar as pessoas de dentro das residências. Dois veículos caíram em rios e outros quatro ficaram ilhados em meio a inundação. Em Matinhos, a prefeitura vai utilizar a Arena Vicente Gurski para receber os desabrigados.
De acordo com o Simepar o acumulado de chuva atingiu os 100 mm em Matinhos e em Guaratuba foram 104 mm. Em Paranaguá, foram 74 mm e ainda consultando a estação meteorológica instalada no Porto de Paranaguá o registro na cidade é bem maior, chegou a atingir 100 mm. A média em Paranaguá para o mês de janeiro é de 270 mm e nas praias pouco mais de 330 mm.
Na manhã de hoje (6), a Prefeitura de Matinhos informou que a Secretaria Municipal de Obras e Planejamento Urbano entrou em ação com maquinário para recolher entulhos e retirando as pinguelas que caíram devido a correte dos rios e realizando a desobstrução das manilhas. O município declarou estado de alerta para atender as vítimas dos estragos causados pelas chuvas. E será feita a coleta de doações de roupas, alimentos, móveis, colchões, eletrodomésticos e itens de primeira necessidade durante todo o dia na Arena Vicente Gurski.
Em Guaratuba a forte chuva alagou a Central de Relacionamento da Sanepar interrompendo o atendimento presencial ao cliente no município. O local passara por uma limpeza, higienização e desifeccção e outras adequações sanitárias e não há previsão de reabertura.
VEJA IMAGENS REGISTRADAS DURANTE O TEMPORAL DE ONTEM NO LITORAL
MATINHOS