Vítima de racismo: jovem é acusado de furtar farmácia ao passar pela frente do estabelecimento, em Paranguá

Com informações de Pierre Andrade  Na última quarta-feira (17) um jovem negro foi vítima racismo por parte de funcionários de uma farmácia localizada no centro de Paranaguá. Segundo Jhonatan Miranda, o gerente responsável pela farmácia o acusou de ter furtado o estabelecimento e a desconfiança teria acontecido por causa da cor da sua pele. A  […]
Com informações de Pierre Andrade 

Na última quarta-feira (17) um jovem negro foi vítima racismo por parte de funcionários de uma farmácia localizada no centro de Paranaguá. Segundo Jhonatan Miranda, o gerente responsável pela farmácia o acusou de ter furtado o estabelecimento e a desconfiança teria acontecido por causa da cor da sua pele.

A  vítima relatou que passava em frente ao comércio quando o alarme disparou. Em seguida, ele foi abordado pelos funcionários que afirmaram que o rapaz  havia saído do estabelecimento e que o alarme tinha disparado.

“Eu estava fazendo meu caminho diário para vir trabalhar. Quando passei em frente a farmácia, de fato, ouvi o alarme apitar, mas, no momento, haviam pessoas saindo da farmácia. Quando eu estava em frente a empresa Rocha senti alguém andando atrás de mim e até cheguei abrir passagem, mas quando olhei novamente fui abordado e a pessoa já afirmou que eu estava na farmácia”, contou Jhonatan.

O rapaz ainda relatou que explicou para o gerente que ele não estava no comércio  e que só estava de passagem quando o alarme apitou. Neste momento, o homem solicitou que Jhonatan abrisse a mochila e mostrasse o que havia dentro.

Durante a revista nenhum produto do estabelecimento foi encontrado. Neste momento a vítima acionou o advogado da empresa onde trabalha e foi até a Delegacia Cidadã de Paranaguá para confeccionar um boletim de ocorrência.

Após o procedimento, Jhonatan e a defesa deslocaram até o estabelecimento e conversaram com o responsável que disse “o suspeito que rouba a farmácia frequentemente tem as mesmas características que você, tem barba e o mesmo tom de pele, sendo mais ou menos moreno como você”, completou a vítima.

Em nota, a rede de farmácias Nissei afirmou que possui como um dos principais valores o respeito, que é uma empresa com mais de seis mil funcionários e que está presente em 80 municípios, um universos de pessoas que representa uma grande diversidade de etnias, credos e convicções, e que repudia qualquer tipo de discriminação preconceituosa.

Acompanhe a reportagem:

Nossos Programas