O Festival Negritude UFPR começa nesta sexta-feira (1º), em homenagem ao mês da Consciência Negra, com o lema “Griôs e Erês: confluências para um futuro ancestral”. Desde sua abertura, o festival tem promovido diversas atividades artísticas e culturais, mesas redondas e lançamentos de livros, contribuindo para debates importantes na comunidade negra paranaense.
Por meio do movimento Negritude, a Universidade Federal do Paraná articula ações para ampliar a participação da população negra em todos os âmbitos da sociedade, buscando oportunidades iguais, conforme o Plano Nacional da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010).
A programação completa se estende por todo o mês de novembro, com atividades em diferentes locais, para consultar, clique aqui. Os campi de Pontal do Paraná e Matinhos também receberão eventos do festival.
Matinhos
II Ciclo de Debates em Estudos Africanos, Afro-brasileiros e nas Relações Étnico-Raciais
O tema deste ano será as literaturas afro-brasileiras no contexto da sala de aula, com a participação da Profª Amanda Crispim Ferreira (UTFPR) e mediação do Prof. Robson José Custódio (UFPR).
Data: 07/11/2024
Horário: 19h30
Local: UFPR Litoral – Auditório Juliano Fumaneri Weiss – Rua Castro, 130 – Centro, Matinhos – PR
As inscrições devem ser realizadas neste link.
Mais informações em: https://africaufpr.wixsite.com/ii-ciclo-de-debates.
Pontal do Paraná
Exposição “Deuses que Dançam”
Uma exposição artística e pedagógica que apresenta os Orixás de Candomblé, aberta para visitação no Setor Litoral.
Data: 14 a 22/11/2024
Horário: 10h
Local: Hall do auditório do Setor Litoral UFPR Matinhos
Mais informações podem ser consultadas no instagram: @nucleoarteufpr
Histórico
Esta é a 10ª edição do Festival Negritude, realizado pela Universidade Federal do Paraná e organizado pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, em parceria com a Coordenadoria de Cultura e o Museu de Arqueologia e Etnologia.