×

Paranaguá completa 372 anos

Cidade mãe do Paraná completa 372 anos em meio a pandemia do novo coronavírus. Sem festas e sem comemorações a data foi lembrada de forma diferente. Por Adriana Lopes Históricamente falando, os primeiros registros mostram civilização em Paranaguá em 1550, com a chegada dos bandeirantes a procura de mão de obra indígena, aqui no berço […]

Cidade mãe do Paraná completa 372 anos em meio a pandemia do novo coronavírus. Sem festas e sem comemorações a data foi lembrada de forma diferente.

Por Adriana Lopes

Históricamente falando, os primeiros registros mostram civilização em Paranaguá em 1550, com a chegada dos bandeirantes a procura de mão de obra indígena, aqui no berço que rodeia o Itiberê. Aqui eles encontraram os Carijós. Das aldeias, os integrantes da tribo eram levados para o Nordeste onde trabalhavam em engenhos. Anos depois, em 1570 vieram os Portugueses. Eles se instalaram na Ilha da Cotinga. No século XVII, eles migram para o continente.

Foto: Internet

“ Com a vinda dos Portugueses e dos Espanhóis, já que naquela época a Espanha dominava Portugual e suas colônias, houve uma miscigenação de povos por aqui. Portugueses, Espanhóis, Índios e Negros começaram a viver aqui. Em seguida, no período do Brasil Império, os Europeus passavam por aqui. Eram Italianos, Ucranianos e Alemães que permaneciam em Paranaguá. É o caso da região de Alexandra, colônia Italiana. Quando eles chegavam, eles se uniam a quem já estava lá “, descreve Wistuba Junior, Historiador.

A colonização transformou ano a ano a cidade para o que é Paranaguá hoje. A terra de um dos maiores santuários religiosos da atualidade. O Rocio é destino turístico regilioso e é aqui que acontece a festa da Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio.

Santuário do Rocio. Crédito:

Da rua da praia, dos trapiches que dão acesso as ilhas. Município portuário, o qual abriga a segunda maior plataforma de movimentação de cargas marítimas do Brasil, o Porto. De igrejas centenárias, a terra que acolhe caminhoneiros. Do Rio Branco Sport Clube, dono do Leão da Estradinha.

Rio Itiberê visto da passarela que dá acesso à Ilha dos Valadares. Crédito: Claudio Neves

Do Gabriel Soares, Restaurador e Colorizador de fotos que faz um trabalho de recuperação de arquivos e imagens históricas.

As imagens antigas que mostram Paranaguá retrô, através de uma técnica que usa a inteligência artificial para colorir.

Paranaguá é o maior Município do Litoral do Paraná. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui 154.936 habitantes. Os dados são foram coletados e divulgados pelo IBGE em 2018. Hoje a cidade completa 372 anos. Desta vez, sem festa.

A pandemia rompeu a chance de celebrar a data com festa e todo mundo junto em grandes eventos. Apenas o prefeito e outras autoridades se reuniram para uma homenagem simbólica, nesta quarta-feira (29). Numa cerimonia discreta e respeitando o distânciamento, a bandeira de Paranaguá foi hasteada em frente ao prédio da prefeitura, juntamente com o da Brasil e a do Paraná.

Marcelo Roque – Prefeito de Paranaguá

“ São 372 anos de história de um povo humilde e trabalhador. Quero desejar saúde, paz e alegria para o povo Parnanguara que esta comemorando a história do berço da civilização de todos os Paranaenses. Deixar uma mensagem de esperança, de fé e que logo tudo isso vai passar e nós vamos voltar a viver como sempre “, declarou Marcelo Roque, prefeito da cidade.

Nossos Programas