Na manhã desta quinta-feira (7), a sede da Secretaria Municipal de Saúde foi palco de um importante encontro para atualização do protocolo de emergências e atendimentos de saúde para a temporada de navios de cruzeiros 2024/2025. Participaram do alinhamento representantes das operações de Portos, Secretaria de Turismo, Adetur, autoridades de Saúde, MSC Cruzeiros e Portos do Paraná, discutindo ações e cuidados durante a chegada dos navios.
A cidade já está nos preparativos para a segunda temporada de cruzeiros, que inicia em dezembro de 2024 e segue até fevereiro de 2025. Após um salto significativo no turismo com a entrada na rota de navios de cruzeiro na temporada anterior, as expectativas são ainda maiores este ano para o comércio local, a promoção da cidade e o crescimento do turismo.
“Pudemos discutir sobre as operações, expusemos como será a logística dos embarques, desembarques e trânsito, colocamos os pontos focais de necessidades que foram sentidas na última temporada. Tivemos esse alinhamento em relação a todos os agentes de saúde, em relação a atendimentos a bordo, atendimentos em solo e todos os procedimentos em diversos casos, nas diversas possibilidades de atendimento em saúde, inclusive da rede particular”, explica a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.
Na temporada anterior foram 16 escalas em Paranaguá com aproximadamente 24 mil pessoas descendo dos navios e circulando pelo município e litoral gerando renda e empregos.
“Com a aproximação da temporada, a cidade se mostra otimista e preparada para receber os turistas, visando oferecer uma experiência segura e agradável, promovendo ainda mais o nome de Paranaguá como um destino turístico de destaque”, ressalta Maria Plahtyn.
Para a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, pensar todos os detalhes é fundamental.
“Nossas equipes estão atentas e participando ativamente de todos os alinhamentos e detalhes para a próxima temporada para que estejamos prontos para receber turistas e tripulantes com qualidade”, destaca.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá.