×

Maior Natal gratuito do Brasil estreia nesta sexta-feira (22) em Curitiba

Expectativa é de que mais de 300 mil turistas passem pela capital nas festividades até 6 de janeiro. Para tanto, as secretarias de Estado Turismo e de Comunicação e o Viaje Paraná lançam campanha publicitária nacional, levando o Natal curitibano para todo o País.
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O espírito natalino toma conta de Curitiba a partir desta sexta-feira (22) com a estreia do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024, a maior programação gratuita do Brasil, que promete emocionar curitibanos, paranaenses e visitantes de todo o País.

A expectativa é de que mais de 300 mil turistas passem por Curitiba para acompanhar as festividades até 6 de janeiro – data em que a decoração será desmontada. Para tanto, as secretarias de estado Turismo e de Comunicação e o Viaje Paraná lançam uma campanha publicitária nacional, levando a programação do Natal curitibano para todo o Brasil. “Natal em Curitiba: venha encher os olhos e o coração de alegria”, convida a campanha publicitária.

No total, mais de 2 milhões de pessoas devem acompanhar os festejos natalinos na cidade, contando curitibanos e moradores da Região Metropolitana. Além da decoração que toma conta de ruas, prédios, parques e praças, são mais de 180 apresentações artísticas – todas gratuitas –, além de atrativos como show de drone, roda gigante e carrossel.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o turismo nesta época do ano é responsável pela injeção de mais de R$ 100 milhões na economia da cidade, por meio de gastos com hospedagens, alimentação e afins.

A consolidação do Natal curitibano como o maior do país tem aumentado a oferta de pacotes para a cidade. Maior operadora do Brasil, a CVC Corp aproveita o Natal de Luz para oferecer uma série de roteiros, que incluem passeio de trem e visitas à Ilha do Mel.

“Disponibilizamos inúmeras opções de roteiros, que combinam aéreo e rodoviário, além de uma ampla oferta hoteleira para mais essa edição do Natal Luz de Curitiba”, destaca o Diretor de Produtos Nacionais da CVC Corp, Rodrigo Galvão, relembrando, ainda, que este é um período de bastante procura pelo destino. “Embarcamos mais de 70 mil passageiros por ano para o Paraná, tendo Curitiba como porta de entrada. Estamos muito felizes em poder contribuir para iniciativas tão especiais como essa, que garantem ainda mais visibilidade para o destino”.

Luciano Bartolomeu, diretor-geral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR), explica a importância do movimento ao empresariado do ramo. “O Natal de Curitiba trouxe um crescimento de 9% ao nosso setor em relação ao ano anterior. Para 2024, com o esforço da Prefeitura na organização e expansão das atrações, a instituição prevê que esse incremento pode chegar a 15%, especialmente nas áreas mais visitadas, que se destacam como atrações gastronômicas e turísticas”, afirmou.

“A programação deste ano promete atrair ainda mais visitantes, impulsionando a economia local e consolidando Curitiba como um dos principais destinos natalinos do País”, acrescentou.

Segundo o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, a parceria do Estado com o município é focada na consolidação de Curitiba como a Capital Nacional do Natal. “Queremos mostrar Curitiba como um destino referência para esta época do ano, atraindo turistas do Brasil e do exterior. Temos também o compromisso de motivar esses turistas a permanecerem por mais tempo na cidade, mostrando os diversos atrativos turísticos paranaenses que podem ser visitados, como as praias, as cidades históricas do nosso Litoral, as vinícolas da Região Metropolitana, os atrativos naturais dos Campos Gerais e muitos outros”, destacou.

“O Natal de Curitiba já é muito esperado por toda a economia local, dado ao impulso que o evento gera nos indicadores de emprego e renda para artistas, demais setores da economia criativa, como artesãos, e também para a cadeia de turismo e receptivo local”, reforça Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, órgão responsável pela organização do evento.

 

Com informações da AEN

Nossos Programas