O informe epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na última terça-feira (20), confirmou o primeiro caso de dengue no litoral em 2026. Segundo o boletim, o paciente é residente em Guaratuba, porém trata-se de um caso importado, quando a doença é contraída em outra cidade.
Outros 21 casos suspeitos na região estão sendo analisados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). As notificações estão distribuídas entre os municípios de Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná.
No Paraná, já são 66 casos de dengue confirmados pela Sesa. A regional de saúde com maior número de casos é a de Guarapuava, com 21 confirmações, seguida pela 17ª Regional de Saúde de Londrina, com 12 casos confirmados, sendo um paciente com sinais de dengue grave, e na sequência aparece a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, com 10 casos confirmados.
O Sistema de Alerta Climático de Dengue, desenvolvido pelo Laboratório de Climatologia da UFPR (Laboclima), com apoio do Simepar e da Sesa, indica que boa parte dos municípios monitorados apresenta risco climático elevado para a proliferação do mosquito transmissor da doença. As cidades de Paranaguá e Guaratuba são as únicas do estado com alerta vermelho, indicando risco muito alto para a reprodução do Aedes aegypti.
- Fonte: Laboclima/UFPR
O informe epidemiológico é divulgado semanalmente pela Secretaria de Saúde do Paraná. No verão, devido ao período de chuvas e ao calor intenso, que favorecem a proliferação do mosquito, os cuidados devem ser redobrados para a eliminação de focos.


Imagem: SESA 







