×

16ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá movimenta o município neste fim de semana

A gastronomia local também terá seu espaço por meio da Feira Ilha dos Paladares.
Reprodução/TVCI

A abertura oficial da 16ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá ocorre nesta sexta-feira (21), a partir das 19h, na praça de eventos do município. Durante o fim de semana, 13 grupos fandangueiros de Paranaguá, Ubatuba (SP) e Itapoá (SC) se apresentam. A festa é produzida pela Associação de Cultura Popular Mandicuera, realizada pela Prefeitura de Paranaguá e conta com apoio da empresa pública Portos do Paraná.

As atividades que compõem a programação do evento tiveram início no dia 10, com oficina de construção da rabeca — instrumento típico da cultura caiçara — e outras oficinas que valorizam os costumes e tradições.

A cerimônia desta sexta-feira está prevista para iniciar às 19h, com a apresentação do grupo Pés de Ouro, e ao longo do fim de semana outros 12 grupos farão apresentações gratuitas dentro da programação, que está disponível abaixo.

A gastronomia local também terá seu espaço por meio da Feira Ilha dos Paladares. Entre os pratos estarão: bolinho de barreado, croquete de siri, bolinho de camarão, pirão de bagre, arroz lambe-lambe, batata frita, barreado, isca de peixe, coxinha de camarão e bolinho de camarão.

21/11 – Sexta-feira

14h – Criação do Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais de Paranaguá
Local: MAE/UFPR

14h às 18h – Módulo: Captação de Som com Fernando Lobo
Local: Casa Mestre Aorelio

14h30 – Roda de conversa: Território e Meio Ambiente
Local: MAE/UFPR

17h – Espetáculo teatral “Fragmentos Poéticos do Território Caiçara”
Local: Praça 29 de Julho

19h – Cerimônia de abertura / Abertura da Feira Ilha dos Paladares
Local: Praça 29 de Julho

19h30 – Baile de Fandango

22/11 – Sábado

12h – Apresentação do grupo Dona Mariquinha

14h – Apresentação do grupo Chimarrita de Itapoá
Local: Praça 29 de Julho

14h às 18h – Módulo Captação de Som com Fernando Lobo
Local: Associação Mandicuera – Ilha dos Valadares

15h às 16h – Exibição de filmes e videoclipes
Local: Praça 29 de Julho

19h30 – Baile de Fandango

23/11 – Domingo

11h – Orquestra Rabecônica do Brasil
Local: Praça 29 de Julho

12h30 – WAGE
Local: Praça 29 de Julho

14h – Aula aberta: Percussão do Boi de Mamão
Local: Praça 29 de Julho

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página