Uma ação integrada mobilizou equipes de diversas instituições na manhã desta quinta-feira (6) em Paranaguá. Órgãos públicos, forças de segurança e secretarias municipais participaram da 18ª fase da Operação Integrada de Fiscalização Ambiental (AIFA), que tem como objetivo fiscalizar e conter o avanço de invasões em áreas de mangue no município. A operação teve início em setembro de 2023 e ocorre de forma periódica.
Nesta fase, as equipes concentraram as ações no bairro Jardim Guaraituba. Segundo o agente ambiental federal José Filho, coordenador da operação, as áreas de invasão foram mapeadas a partir de um trabalho de inteligência entre o IBAMA e a Polícia Federal.
“A Polícia Federal faz uma perícia e encaminha os dados ao Ministério Público. A partir daí, definimos as áreas com maior degradação dentro dos manguezais”, explicou o agente.
A operação tem como principal objetivo remover construções irregulares em áreas de proteção ambiental e impedir novas ocupações.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), até a 17ª fase da operação, já haviam sido removidos mais de 300 caminhões de entulho e aterro, além da demolição de aproximadamente 200 construções não residenciais erguidas ilegalmente em áreas de mangue. Os números devem ser atualizados nas próximas horas.
Forças envolvidas na operação
A ação contou com a participação de diversos órgãos, entre eles: IBAMA, Ministério Público Federal e Estadual, Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Batalhão de Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal, além das secretarias de Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Urbanismo, e Segurança Pública De Paranaguá