Paranaguá é terra de história, riquezas naturais e culturais, de um povo humilde, trabalhador e acolhedor. As ruas de paralelepípedo, viélas e casarões – resistentes às marcas do tempo – são guardiões da memória que se faz presente diante dos olhos de cada um que contempla esse Grande Mar Redondo.
Terra de pescadores, dos caiçaras, das rabecas e canoas, solo sagrado que abriga o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Cidade Mãe do Paraná, da civilização paranaense. Terra que recebeu Dom Pedro II, Visconde de Nácar, Barão do Serro Azul, Júlia da Costa e tantos outros.
São 377 anos celebrados neste dia 29 de julho. Entre o passado e o presente, resiste a história da Rua da Praia, da Fortaleza de Nossa Senhora do Prazeres, na Ilha do Mel, e a terceira maior baía do Brasil.
Rua da Praia
A Rua da Praia de Paranaguá é um dos principais pontos turísticos da cidade, conhecida pela arquitetura colonial e rica história.
Localizada às margens do Rio Itiberê, a Rua da Praia faz parte do Centro Histórico de Paranaguá, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2009.
A área tombada inclui outros importantes monumentos, como a Igreja da Ordem Terceira
de São Francisco das Chagas e o Colégio dos Jesuítas.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, localizada na Ilha do Mel, é um importante patrimônio histórico e cultural do Brasil. Construída em 1769, a fortaleza desempenhou um papel fundamental na defesa da região e na proteção do porto de Paranaguá.
Com uma arquitetura militar típica da época, o monumento é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e é considerada um dos principais pontos turísticos de Paranaguá.
Baía de Paranaguá
A Baía de Paranaguá é um dos maiores e mais importantes ecossistemas marinhos do Brasil e do Paraná. Com uma área de aproximadamente 612 km², a baía é um complexo estuarino que abriga uma rica biodiversidade e desempenha um papel fundamental na economia e na cultura do município.