×

90 anos do Porto de Paranaguá: do trabalho dos TPA’s aos recordes mundiais de movimentação de cargas

As reportagens especiais foram exibidas no Programa de Sábado do dia 15 de fevereiro. 
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

O Porto de Paranaguá celebra 90 anos nesta segunda-feira (17). A empresa pública é responsável por empregar milhares de trabalhadores diretamente e indiretamente, além de ser referência na importação de fertilizantes.

A TVCI preparou uma série de reportagens especiais que abordam a jornada dos parnanguaras em busca de capacitação e especialização para atuar nas atividades portuárias, a exportação de fertilizantes e os recordes alcançados pelo porto paranaense, a reportagem mostra também a rotina de trabalho dos caminhoneiros e, por fim, a importância dos trabalhadores portuários avulsos no cotidiano do Porto de Paranaguá.

As reportagens foram exibidas no Programa de Sábado do dia 15 de fevereiro.

Capacitação profissional

A primeira reportagem aborda a busca por conhecimento dos jovens que querem atuar no setor portuário. Allane Miranda, Letícia Lacerda, Allana Cristine e José Victor buscaram cursos profissionalizantes em instituições de Paranaguá e hoje atuam como estagiárias e técnicos em portos.

Ano após ano, a busca por especialização focada para entrar no setor tem sido cada vez maior. Diversas instituições de ensino desenvolveram cursos específicos para esse segmento profissional. Em Paranaguá, o Colégio Estadual José Bonifácio contra com uma turma voltada para Técnico em Logística. O Maria de Lourdes Morozowiski tem mais de 50 alunos matriculados no curso Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais. O Carmen Costa Adriano oferta o curso de técnico em Automação Industrial. O Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista tem quase 70 alunos matriculadas em Técnico em Eletrônico. O Colégio Alberto Gomes Veiga é o que oferta o maior número de vagas voltadas para a especialização portuária com 800 alunos inscritos em cursos técnicos portuários. 

O José Vitor atua no setor de performance, responsável pela consolidação das estatísticas do porto, ou seja, toda vez que o Porto de Paranaguá bate um novo recorde, essa informação foi gerada a partir dos levantamentos realizadas na área de atuação do técnico portuário.

A Allana atua em outro setor: o de navegação. Aos 25 anos, ela já acumula a experiência de sete anos como concursada na empresa pública.

Confira a reportagem: 

Fertilizantes 

A segunda reportagem mostra a operação de fertilizantes em um dos maiores portos da América Latina.  Paranaguá é a principal portal de entrada do produto no Brasil, sendo o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo.

O Brasil é o quarto maior importador de fertilizantes do mundo, ficando atrás apenas da Chiba, Índia e Estados Unidos. No ano passado, o país importou 46 milhões de toneladas, tornando essas uma das operações diárias mais importantes do porto paranaense.

Para garantir a produtividade e competitividade no mercado global do agronegócio, o Brasil é fortemente dependente da importação desse insumo. Em 2024, 11 milhões de toneladas foram descarregadas no Porto de Paranaguá, enquanto o Porto de Santos recebeu pouco mais de 8 milhões.

Confira a reportagem:

 

Caminhoneiros

Os caminhoneiros são parte fundamental do Porto de Paranaguá, por meio do trabalho desses profissionais é que as cargas são transportadas diariamente. Por traz de recordes e números impressionantes estão os trabalhadores que carregam histórias emocionantes de superação e muita dedicação.

Nesse episódio, mostramos a rotina do Juliano Rodrigues, caminhoneiro há 26 anos transporta açúcar para o Porto de Paranaguá. Ele mora em São Paulo e faz o trajeto semanalmente na companhia da esposa.

Confira a reportagem:

 

Trabalhadores Portuários Avulsos 

Os trabalhadores portuários avulsos (TPA’s) são divididos em cinco categorias: arrumados, conferentes, bloco, vigias e estivadores. Eles prestam serviços para a atividade portuária em geral, sem eles não existe operação no porto. O trabalho desses profissionais é essencial para a logística mundial.

Confira a reportagem:

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página