×

Acesso ao litoral pela BR 277 volta, mas com restrição

Desde ontem os acessos, por terra, ao litoral paranaense, estavam totalmente bloqueados. O motivo são quatro pontos de deslizamentos contabilizados na região e provenientes das chuvas que atingem a área nos últimos cinco dias. Na BR-277, principal acesso ao litoral via Curitiba-PR,  além do quilômetro 42, na serra, onde em outubro houve um primeiro deslizamento, […]

Desde ontem os acessos, por terra, ao litoral paranaense, estavam totalmente bloqueados. O motivo são quatro pontos de deslizamentos contabilizados na região e provenientes das chuvas que atingem a área nos últimos cinco dias.

Na BR-277, principal acesso ao litoral via Curitiba-PR,  além do quilômetro 42, na serra, onde em outubro houve um primeiro deslizamento, agora outros dois pontos se somaram na interdição da via – até hoje pela manhã. Eles estão nos quilômetros 40 e 41, também na serra.

No entanto, hoje, após uma reunião entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi decidido pela liberação parcial da BR-277.

A pista passou por limpeza e melhorias e deve ficar liberada em pista simples do km 39,5 ao km 42, tanto no sentido Curitiba – Paranaguá quanto no sentido Paranaguá – Curitiba. A medida visa restaurar parcialmente o fluxo de veículos para o litoral paranaense.

Na Estrada da Graciosa, que até então era vista como alternativa de acesso ao litoral, há um outro pronto de desmoronamento. A pista, que é simples, foi totalmente bloqueada por uma grande quantia de terra e vegetação. Parte da estradinha, também na área de serra, chegou a ficar rachada por conta de tanta chuva.

Mas o maior ponto de interdição está na BR-376, no quilômetro 669, na área de serra de Guaratuba-PR. É lá onde uma grande porção de terra caiu sob a pista na segunda-feira (28) e soterrou caminhões e carros. Duas vítimas fatais já foram encontradas até o momento no local – uma já identificada – João Maria Pires, de 60 anos, caminhoneiro de Santa Catarina.

Na BR-376 os trabalhos de limpeza da pista começaram e as carretas e carros que ainda estavam sob a pista já foram retirados. Hoje ainda faltava limpar a terra contida na estrada. Porém, carros e caminhões arrastados para o precipício, continuam no local.

Ainda em se tratando de estradas, em Campina Grande do Sul, na BR 116, km 51, há uma interdição parcial, sentido São Paulo, sem previsão de liberação, em virtude de queda de uma barreira também. Não há registro de vítimas no local.

Os acessos ao litoral paranaense pela BR-376, e pela Estrada da Graciosa, seguem sem previsão de liberação.

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página