Em dois anos, somente na BR-376, em Guaratuba, 438 vidas foram salvas pelo recurso de segurança
As áreas de escape construídas, estrategicamente, às margens das rodovias são dispositivos de segurança que tem como objetivo prevenir graves acidentes e assegurar a integridade física dos condutores de veículos pesados, geralmente caminhões, que descem a Serra do Mar e apresentam problemas nos freios ou panes mecânica/elétrica.
Nas estradas do litoral do Paraná, a ferramenta de segurança está instalada na Br-376, no km 667 e km 671, que interliga os Estados do Paraná e Santa Catarina. E na BR-277, o equipamento está localizado na altura do Km 37, em um trecho sinuoso da pista.
De acordo com a Arteris Litoral Sul, empresa responsável pela concessão da BR-376, em Guaratuba, nos últimos dois anos, a área de escape instalada no km 667, na pista esquerda, salvou 104 vidas e foi acessada 53 vezes. Já no km 671, 334 vidas foram salvas e 252 motoristas precisaram utilizar o recurso.
Segundo os registro da Ecovia, empresa do Grupo EcoRodovias, responsável pela administração do trecho Curitiba-Litoral da BR-277, além das PRs 407 e 508, a área de escape do km 37 da BR-277, no trecho da Serra do Mar, entre Curitiba e Litoral, foi acessada 44 vezes por caminhões em pane ou desgovernados. Desse total, 18 ocorrências foram por falhas nos sistemas de frenagem.
Imagem/reprodução: Ecovia
Em dois anos de operação, o supervisor de Tráfego da Ecovia, Marcel Biscoto, acompanhou boa parte dos atendimentos realizados na área de escape. Ele ressalta que os desafios nessas ocorrências costumam ser similares, mas destaca uma situação que fugiu do padrão e exigiu um grande esforço de toda a equipe envolvida.
“Em maio de 2019, um rodotrem de 9 eixos estava descendo a Serra do Mar carregado com feijão. O motorista percebeu o problema no sistema de freios, observou a sinalização da BR-277 e conseguiu adentrar na área de escape. Contudo, ele entrou em uma velocidade tão alta que a última composição da carreta carregada com o feijão tombou e colidiu na barreira de segurança da área”, conta Biscoto. O caminhão ainda foi arrastado por cerca de 100 metros e o condutor não teve ferimentos graves.
Manutenção
O gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovia, Marcelo Belão, ressalta a importância de revisar o veículo antes de pegar a estrada, verificando questões como óleo, água, freios e motor. Mas não basta ter um veículo em boas condições para uma viagem sem complicações. Também é necessário que os motoristas colaborem com o trânsito, evitando distrações desnecessárias, como a utilização do celular, e sempre viajar em boas condições de saúde e descanso.
Emergência
Ao viajar pela BR-277 no trecho Curitiba-Litoral, motoristas e passageiros poderão solicitar serviços de atendimento à emergências, panes, remoções e guinchos pelo telefone 0800 641 0277.
Os condutores que trafegarem pela BR-376, em Guaratuba, poderão solicitar os serviços emergenciais da concessionária Arteris pelo telefone 0800 725 1771.