No início desta terça-feira (16) a Prefeitura de Paranaguá assinou um convênio com o Hospital Pequeno Príncipe (hospital especializado em pediatria), para oferecer teleconsultas para os parnanguaras e todo o litoral. A assinatura ocorreu na cidade de Curitiba e contou com a presença do prefeito da cidade, Marcelo Roque.
O prefeito comentou sobre a assinatura do contrato:‘’É um começo de tarde muito feliz para Paranaguá, onde nós assinamos o contrato de parceria da telepediatria que será utilizado nas UBS (Unidade Básica de Sáude) um ganho muito importante pela experiência que o Pequeno Príncipe tem…’’
O diretor corporativo do Hospital Pequeno Príncipe, José Alvaro da Silva Carneiro, comentou a importância da telemedicina e explicou como serão realizadas as consultas. ‘’A gente sempre acreditou que isso deveria ser intermediado por alta tecnologia. Nós fazemos o uso de um aparelho que fica próximo do paciente e que consegue realizar a escuta cardíaca, pulmonar, um bom exame de ouvido, de garganta e as coisas mais simples como temperatura, batimentos cardíacos, etc. Com esse aparelho intermediando as relações, a gente acredita na telepresença, que é como o nosso conhecimento chega mais longe, chega num profissional de saúde e passa a ser útil as crianças de Paranaguá e municípios do litoral que vão até Paranaguá para receber o atendimento’’, comentou o diretor.
Paranaguá será a primeira cidade no Brasil a ter uma unidade do Hospital Pequeno Príncipe e a trabalhar com telemedicina. Uma inovação que veio para ajudar os parnanguaras e todas as cidades do litoral que poderão usufruir da unidade e terem um atendimento de qualidade e de excelência já prestado na capital, agora mais perto do litoral.