×

Atleta e treinadora de Paranaguá são convocados para representar o Brasil em competição internacional

O jovem André Luiz Pires Mathias, de 18 anos, foi convocado para compor a equipe de atletismo na ISF Gymnasiade Bahrain Sub-18 2024. A competição multiesportiva de nível mundial reúne os melhores alunos-atletas de cada país, uma espécie de Jogos Escolares com os melhores do mundo. A edição tem início no próximo dia 23 e […]
Silmara e André no treinamento no Comitê Paralímpico Brasileiro

O jovem André Luiz Pires Mathias, de 18 anos, foi convocado para compor a equipe de atletismo na ISF Gymnasiade Bahrain Sub-18 2024. A competição multiesportiva de nível mundial reúne os melhores alunos-atletas de cada país, uma espécie de Jogos Escolares com os melhores do mundo. A edição tem início no próximo dia 23 e segue até o dia 31 de outubro, na cidade de Manama, no Bahrein.

Além do atleta, a treinadora da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP/Sespor), Silmara França, também vai compor a equipe de atletismo. Os representantes parnanguaras embarcam no próximo dia 20 de outubro para a competição, que é a maior do mundo em nível escolar.

O chamamento se dá após um longo período de preparação. André treina na APP/Sespor desde 2021 e já na primeira competição, em 2022, conquistou resultados importantes como atleta de alto rendimento. Além de ser campeão brasileiro nas provas de arremesso de peso, lançamento de disco e dardo, o estreante em competições internacionais também é recordista nessas modalidades.

A treinadora Silmara contou que a preparação do atleta começou desde sua entrada na associação. “Por ser um talento nato, a gente veio lapidando esse talento, treinando, preparando fisicamente e tecnicamente também. Ele foi convocado para três fases de treinamento na seleção brasileira sub-18, no Comitê Paralímpico Brasileiro. Então, ele vem sendo preparado por nós aqui no clube e também pela seleção brasileira, por meio desses treinamentos junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro.”

Com os resultados já apresentados pelo atleta e os recordes atribuídos, a expectativa é que esta seja apenas a primeira de muitas competições internacionais. “Vai ser positivo para preparar o psicológico dele para outras competições que virão. Como ele já tem 18 anos, começa a participar de competições de nível mundial adulto. Nossa previsão é que, no ano que vem, ele vá para o mundial de jovens e, se Deus quiser, que seja convocado para o mundial adulto também”, disse a treinadora.

André é bolsista dos programas de incentivo ao esporte da prefeitura municipal de Paranaguá, do programa Geração Olímpica e Paralímpica do Governo do Estado, e também do Governo Federal. 

“Estou bem animado para minha primeira competição internacional, conhecer novas culturas. Estou com uma expectativa boa, venho treinando há bastante tempo e estou animado para entregar resultados e dar o meu melhor. Agradeço à Secretaria de Esportes e à APP/Sespor”, finalizou o paratleta.

Nossos Programas