A formação de um ciclone extratropical no estado do Rio Grande do Sul nesta semana, tem causado impactos nas regiões litorâneas dos estados gaúcho e catarinense, além do litoral do Paraná. O sistema trouxe chuvas volumosas para o leste paranaense nesta segunda e terça-feira.
Segundo Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, o ciclone atua sobre a costa litorânea gaúcha e provoca rajadas de vento de quase 100 km/h nesta quarta-feira (10) no Paraná.
“Especialmente nas cidades portuárias teremos um pouco mais de problemas, em função do mar mais agitado, e as rajadas de vento dificultam a navegação”, explica.
Até as 13h, duas cidades da região haviam registrado rajadas acima de 50 km/h: Guaratuba e Morretes. Na cidade de Morretes, as rajadas mais fortes foram registradas pela nova estação do Simepar instalada na montanha Pico Marumbi; o vento no local chegou a 131 km/h às 9h30. A estação da instalada na base do Marumbi registrou 42,8 km/h, enquanto a estação da concessionária EPR Litoral Pioneiro, em Morretes, registrou 74,2 km/h às 13h30. Em Guaratuba, a rajada de vento mais intensa foi de 59,8 km/h, registrada às 13h.
Conforme o Simepar, em Paranaguá, a rajada de vento alcançou 42,1 km/h, às 10h. A intensidade dos ventos fez com que fossem paralisadas as atividades na pista de patinação nesta quarta-feira (10), por questões de segurança. A medida é temporária.
Ainda de acordo com o Simepar, nesta quinta-feira (11), a direção dos ventos muda e passa a causar impactos no mar.
“O vento não será de sudoeste e oeste como nesta quarta-feira, mas sim de sul e sudeste, o que deixa o mar mais agitado na região litorânea do Paraná. Inclusive, poderemos ter algumas ondas mais altas que prejudicam também a navegação no Porto de Paranaguá”, detalha o meteorologista.


Câmera externa da TVCI em Guaratuba 






