Na tarde deste domingo (06), um espetáculo da natureza chamou a atenção de moradores e pessoas que passeavam pela praia de Pontal do Paraná. Uma baleia-franca-austral e o filhote foram flagrados nadando a 800 metros da costa, no balneário Canoas.
A baleia-franca-austral é uma das poucas espécies que se aproxima bastante do litoral durante esse período — especialmente fêmeas com filhotes. Segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), essa proximidade ocorre porque águas mais rasas oferecem melhores condições para o descanso e o desenvolvimento dos juvenis, além de ser mais seguro contra predadores.
Durante o inverno, é comum o registro de espécies migratórias em nossa região, visto que o litoral paranaense faz parte da rota de passagem de diferentes indivíduos que buscam águas mais quentes para descansar, alimentar e reproduzir.
“Ao avistar uma baleia, é essencial manter distância, evitar o uso de drones ou embarcações próximas, e acionar a equipe responsável pelo monitoramento na região. Além disso, você pode registrar a aparição destes animais em nosso site, na aba ‘Viu algum animal?'”, informou o LEC.