Com o objetivo de inibir a entrada de turistas no litoral do Paraná, após a publicação dos novos decretos com medidas restritivas mais severas em Curitiba e Região e Metropolitana, algumas cidades litorâneas decidiram implantar barreiras sanitária restritivas a partir desta sexta-feira (21).
A decisão foi tomada tendo em vista que o fluxo de pessoas se dirigindo ao litoral tende a aumentar nos finais de semana, possibilitando o aumento no número de novos casos da Covid-19.
Dos sete municípios, apenas Matinhos e Guaraqueçaba optaram por não realizar a barreira e apenas intensificar a fiscalização local, aplicando a legislação vigente.
Confira os pontos das ações:
Paranaguá – BR-277 entre os Km 11 e 12
Morretes / Antonina – PR-411 Estrada da Graciosa KM 07 e PR 408 KM 09
Pontal do Paraná – PR-407 – KM 16,5
Guaratuba – PR 412 Rodovia Máximo Jamur – Policia Rodoviária e PR 412 – KM 39, em frente à Escola Municipal Iraci Miranda Kruger
Comprovação
Para entrar em Pontal do Paraná, Guaratuba e Paranaguá é necessário apresentar um documento que comprove o vínculo com a cidade. São aceitos: comprovante de residência, título de eleitor, crachá, ordem de serviço, serviço de entrega (nota fiscal) ou matrícula escolar.
Morretes/ Antonina (barreira conjunta)
Morretes: a barreira será restritiva na medida do cadastro na plataforma Morretes Destino Certo. Além de apresentar o QR Code do cadastro na barreira, o indivíduo terá que cumprir as medidas sanitárias, ou seja, distanciamento, higienização das mãos e utilização de máscaras.
Antonina: A prefeitura de Antonina está fazendo o cadastro dos estabelecimentos. O turista entra em contato com o estabelecimento cadastrado para fazer a reserva e recebe um voucher para apresentar na barreira sanitária.