O benefício aprovado no último dia 14 de julho com 469 votos a favor e apenas 17 contrários, faz parte da pec kamikaze e veio para ajudar os trabalhadores do ramo após o aumento no preço dos combustíveis. Os pagamentos começaram debitados em conta hoje.
Ao todo, mais de 190 mil caminhoneiros vão receber o pagamento, que serão efetuados em duas parcelas referentes a julho e agosto. Por isso, o pagamento nesta primeira etapa será de R$ 2.000 reais para os beneficiados. As demais parcelas serão divididas nos quatro meses restante e deverão ser liberadas até dezembro com um valor de R$ 1.000, por mês.
Para ter direito ao auxílio, os caminhoneiros precisam ficar atentos para as condições necessárias. Os transportadores autônomos de cargas precisam:
- Estar devidamente cadastrados no registro nacional de transportadores rodoviários de cargas até 31/05/2022. A categoria de MEI caminhoneiro também está inclusa;
- Estar com a CNH e o CPF válidos;
- Estar cadastrado e regularizado na Agência Nacional de Transportes Terrestres.
O pagamento é realizado por meio da poupança social digital da Caixa Econômica Federal, no aplicativo Caixa Tem. É importante ressaltar que se o valor não for movimentado em até 90 dias após cair na conta, o dinheiro irá retornar para a união. Por isso é importante que os que se adéquam para receber o benefício estejam atentos as datas de recebimento do auxílio.