Foto: Américo Antonio/SESA-PR
Com informações da SESA/PR
A campanha nacional de imunização contra a Influenza iniciada no dia 12 de abril, encerra na próxima na sexta-feira (9). A vacina é disponibilizada na rede pública e garante a proteção contra o vírus influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B.
Segundo o Ministério da Saúde, dentre os grupos priorizados para a vacinação, o Paraná deveria aplicar 4.479.320 imunizantes contra a doença neste período. Até agora, o Estado registrou menos da metade da estimativa, com apenas 2.013.573 aplicações. O Governo Federal enviou 3.848.400 doses de vacina contra a gripe para o Paraná, todos os imunizantes já foram encaminhados aos municípios.
Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) mostram que até a manhã desta sexta-feira (2), o Paraná aplicou 2.057.050 vacinas contra a gripe, atingindo 44,7% da população alvo estimada pelo Ministério da Saúde, de 4.479.320 paranaenses.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orientou que a vacinação contra a gripe pode ser aplicada para toda a população acima de seis meses de idade, independente de condições pré-existentes como comorbidades, deficiências ou categorias profissionais.
A vacinação está sendo realizada nos postos de saúde de todos os municípios.
A meta vacinal sugerida pelo Ministério da Saúde é de que ao menos 90% da população alvo tome a vacina. Dentre os grupos prioritários convocados ao longo da campanha, apenas a população indígena atingiu a meta de imunização, com 90,1% de cobertura. Em seguida, com mais de 50%, os grupos de crianças de seis meses a menores de seis anos com 66,2%, puérperas 58,5%, gestantes 57,3%, trabalhadores de saúde 56,4% e idosos 55,2%.