×

Casa Rocha Pombo em Morretes, vai receber sua segunda exposição de arte

Por Bruna Letícia O salão principal da Casa Rocha Pombo, vai receber no dia 14 de agosto a 14 de dezembro de 2021, a exposição “Terras do Paraná”, do artista de União da Vitória/PR, radicado em Morretes, Carlos Alberto Kussik. O artista explora uma dedicada e delicada pesquisa acerca do uso de pigmentos naturais provenientes […]
Por Bruna Letícia

O salão principal da Casa Rocha Pombo, vai receber no dia 14 de agosto a 14 de dezembro de 2021, a exposição “Terras do Paraná”, do artista de União da Vitória/PR, radicado em Morretes, Carlos Alberto Kussik. O artista explora uma dedicada e delicada pesquisa acerca do uso de pigmentos naturais provenientes de terras e argilas paranaenses. A exposição é o resultado de mais de uma década de pesquisas e vivências, suas obras encontram os mais diversos suportes, especialmente escultura e pintura em tela. “O trabalho do Carlos Kussik é fruto de uma pesquisa de muito tempo, e o resultado é surpreendente. A pigmentação natural abre discussão para muitos temas transversais, inclusive a sustentabilidade”, afirmou a diretora de cultura de Morretes, Marcela Bettega.

Foto: Prefeitura de Morretes

Sobre o artista Carlos Alberto Kussik

O artista é autodidata de formação, e sempre teve como ponto central de sua criação artística a experimentação técnica e de materiais inusitados. Desde 2006, Carlos Kussik, realiza pesquisas sobre o desenvolvimento e uso de pigmentos provenientes de argilas e terras paranaenses.

Em relação aos temas de suas pinturas, variam das cenas do cotidiano, são retratos e paisagens que encantam a todos, segundo Bettega. As obras também estarão disponíveis para venda, disse.

Foto: Prefeitura de Morretes

 A Casa Rocha Pombo, está localizada no Largo José Pereira S. Andrade – s/n, Centro Histórico de Morretes. O funcionamento é de Segunda à Sexta-feira das 8h às 17h e finais de semana e feriados das 10h às 16h. O espaço reabriu no dia 16 de abril com a exposição “Avifauna Brasileira e da Mata Atlântica” da artista Birgitte Tummmler, foram quase 4 meses de mostra, aproximadamente 830 visitantes de todas as regiões do Brasil e do mundo passaram pela exposição. Conforme a diretora de cultura de Morretes, a exposição pontua um momento importante na gestão cultural do município.

“Além das exposições, a área externa da Casa está sendo requalificada, temos uma maquete da Serra do Mar que passa por um restauro, foram instalados bancos nos jardins com vista para o Marumbi e para o Nhundiaquara”, afirma.

Importante

A organização segue com os protocolos sanitários contra a Covid-19. Para visitar a exposição “Terras do Paraná” o uso de máscara é obrigatório, as salas são amplas e ventilada e disponibilizam de álcool gel.

Nossos Programas