A partir desta quarta-feira (01), as chamadas de urgência e emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do litoral paranaense serão direcionadas para a central de Curitiba, que já opera em 38 municípios do Paraná.
A decisão foi oficializada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) no dia 17 de setembro, após pressão de alguns prefeitos do litoral e acatada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (CISLIPA).
A justificativa apresentada pelos órgãos responsáveis consiste na redução de custos operacionais e a padronização no atendimento das ocorrências. Com a mudança, as chamadas no número 192 deixarão de ser atendidas por profissionais que atuam no litoral e conhecem a geografia e particularidades da região.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), a Central de Regulação do SAMU 192 Litoral será integrada ao Complexo Regulador Metropolitano de Curitiba, também chamado de Complexo Regulador Macrorregional Leste.
A regulação é o processo em que as ligações feitas para o número 192 são atendidas, avaliadas e direcionadas para o tipo de atendimento necessário, definindo o envio da ambulância ou outro recurso adequado. As equipes locais do SAMU permanecem as mesmas, mas a regulação será unificada.
Confira as informações:


Web 






