O fim de semana no litoral paranaense deve ser marcado pela passagem de um ciclone extratropical conhecido como ciclone bomba. O fenômeno pode causar chuvas fortes e ondas de até 3,5 metros na costa brasileira.
Segundo o Climatempo, uma frente fria se afasta do Brasil, na altura do litoral de Santa Catarina, mas outra frente chega ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O ar quente e úmido predomina sobre o Norte, parte do Nordeste e do Centro-Oeste e facilita a formação das nuvens de chuva. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva na costa norte do Brasil. O calor gera nuvens carregadas sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, mas em pequenas áreas.
Ciclone Bomba
No dia 30 de junho de 2020 o litoral paranaense foi atingido pelo fenômeno extratropical. Na ocasião os ventos atingiram os 80km/h e causaram estragos em casas, comércios e principalmente na área rural das cidades. Devido à queda de árvores, a população chegou a ficar mais de 24h sem luz.
Além de Paranaguá, Matinhos e Guaratuba também foram atingidos pelo ciclone. Morretes e Antonina tiverem seus acessos bloqueados, devido ao grande número de árvores que bloquearam as estradas.