Foto: Ronaldo Damasceno/TVCI
Por Bruna Letícia
A massa de ar seco que já cobre parte do país vai avançar para o sudeste e o sul do Brasil, que ainda não sofrem influência do ar tropical. Com isso, vai surgir um aquecimento bastante acentuado em diversos municípios.
O Instituto de Meteorologia Metsul prevê a chegada de uma enorme massa de ar quente ao país. Alguns estados devem registrar temperaturas máximas ou acima dos 40º C. No Paraná e em Santa Catarina, as tardes mais quentes devem ocorrer no Oeste dos dois estados com máximas acima de 35º C e até próximas dos 40º C em alguns pontos.
A estimativa, no Rio Grande do Sul, é que a massa de ar eleve as temperaturas máximas em até 15º acima do normal para esta época, chegando a 37º C em pleno inverno, na próxima quinta-feira (19). Segundo a Metsul Meteorologia, valores tão altos no caso do estado gaúcho somente são registrados em fortes ondas de calor e que durante o verão trazem máximas acima dos 40º C. Frentes quentes não raro trazem chuva forte, muitos raios e granizo.
Vai que dá praia?
Depois de alguns dias bem gelados e chuvas que atingiram a capital do Paraná e as cidades litorâneas, os amantes do calor poderão sorrir mais uma vez. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia Ambiental do Paraná), a capital terá picos de 29º C na temperatura na quinta (19) e sexta-feira (20). Portanto, segundo a previsão, as temperaturas na região poderão chegar aos 30º C.
No entanto, a volta do frio, está confirmada para a partir do próximo sábado (21), a queda deve ser de aproximadamente 10º C e com retorno das chuvas, devido ao avanço de uma frente fria pelo sul do Brasil.
Alerta
Antes da massa de ar quente e seco chegar a região Sul do país, a Marinha do Brasil alerta para a atuação de ventos fracos que combinada à baixa temperatura da superfície do mar, poderá favorecer a formação de bancos de nevoeiros, na faixa litorânea de Santa Catarina, que pode também chegar ao litoral do Paraná, na noite desta segunda-feira (16).