×

Com bandeira amarela, conta de luz fica mais cara no mês de julho

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o acréscimo de R$1,88 a cada 100 kW/h é impacto da chuva abaixo da média
LIMEIRA,SP,06.01.2021:BANDEIRA-AMARELA-COBRANÇA-ENERGIA-ELÉTRICA – A conta de luz do brasileiro deve ficar mais barata em janeiro de 2021 por conta da volta da cobrança à chamada bandeira amarela. O valor adicional a cada 100 kw/ é de R$1,64. Vista de lâmpadas e postes em Limeira (SP), nesta quarta-feira (6). (Foto: Roberto Gardinalli/Futura Press/Folhapress)

Consumidores devem sentir o efeito do tempo seco no bolso. Isso porque a Aneel informou na última semana o acionamento da bandeira tarifária amarela. Com a alteração, há a cobrança de um valor adicional na conta de luz durante o mês de julho.

A medida se faz necessária devido a chuva abaixo da média e a previsão para um aumento no consumo de energia durante o inverno. Com o acionamento de usinas termelétricas, ocorre um custo maior na operação.

O sistema de bandeiras tarifárias possui as cores verde, amarela e vermelha; Criado pela Aneel em 2015, a classificação das cores calcula o real custo da energia elétrica no Brasil, levando em conta o risco hidrológico e o preço da energia.

Nossos Programas