Cerca de 60 universitários que saem diariamente de Paranaguá para estudar no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Matinhos têm enfrentado dificuldades com as condições do transporte fornecido pela Prefeitura de Paranaguá. A situação vem sendo exposta por meio do perfil @quero.transporte, nas redes sociais, onde os estudantes relatam problemas recorrentes e denunciam as condições precárias do ônibus escolar que é utilizado.
Um dos principais problemas relatados é o número insuficiente de vagas: a demanda de alunos é maior que a capacidade do ônibus, que comporta apenas 34 pessoas. Para atender o maior número de estudantes, os estudantes organizam um rodízio entre os quase 60 alunos.
Segundo o estudante Ruan Pipper, o ônibus apresenta ainda diversos problemas estruturais, por ser um veículo projetado para o transporte escolar infantil, os cintos de segurança não se ajustam corretamente em adultos.
De acordo com os estudantes, a Secretaria Municipal de Educação havia prometido a locação de um ônibus adequado, uma vez que o atual estaria em manutenção. No entanto, já nos primeiros dias do ano letivo, a solução não foi apresentada.
“A federal nos amparou nesse sentido, depois ficamos três meses sem o transporte municipal. Ele retornou agora, supostamente após manutenção, mas está com os bancos rasgados”, relatou a acadêmica Heloise Magno. “Já temos as vagas limitadas, e agora estamos com menos seis lugares, pois os bancos estão rasgados. O ar-condicionado também não funciona”, concluiu a estudante.
Confira a reportagem completa: