Prefeitos dos sete municípios do litoral optaram pela instalação de barreiras sanitárias na entrada das cidades.
As medidas restritivas de combate ao Coronavírus decretadas na última sexta-feira (12), pelo Prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), refletiram em decisões mais rígidas para combater o avanço da pandemia no litoral do Paraná. Com a capital do estado em “lockdown”, os turistas desceram a Serra do Mar com destino as praias do estado. De acordo com a Ecovia, concessionária que administra o trecho, por volta das 15h deste sábado (13), 1.200 veículos trafegavam sentido litoral.
Diante do colapso iminente no Sistema Único de Saúde (SUS), a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná – AMLIPA, composta pelos prefeitos das cidade de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná se reuniram na manhã deste sábado, por meio de videoconferência, para estabelecer novas medidas de contenção à pandemia frente ao intenso fluxo de turistas na região.
Em nota a associação informou que “os prefeitos decidiram que todo o litoral estará unido realizando barreiras restritivas de acesso aos municípios, respeitando o fluxo de veículos que estarão a trabalho e aqueles que possuem vínculo empregatício”. De acordo com o documento, cada município deverá cumprir o seu decreto próprio “ainda sobre medidas de prevenção, os decretos vigentes de cada cidade do litoral serão respeitados em sua integralidade”.
As barreiras restritivas passarão a funcionar a partir da próxima segunda-feira (15), com validade de sete dias, com a possibilidade de ser prorrogada.