Imagem: Canguru News
A 1º Regional de Saúde, que compreende os sete municípios do litoral, irá receber 1.740 doses
O Paraná recebeu na tarde desta sexta-feira (14) 65,5 mil doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19 que estão sendo distribuídas paras as 22 regionais de saúde do estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde – Sesa, os imunizantes chegaram no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, e serão destinados para crianças de 5 a 11 anos.
“Mesmo com o atraso na entrega das doses por parte do Ministério da Saúde, definimos uma logística para conseguirmos descentralizar estes imunizantes logo que chegassem ao Paraná. As vacinas para nossas crianças estarão disponíveis em todas as Regionais de Saúde ainda nesta sexta-feira”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
No primeiro lote, a Sesa distribuiu as doses segundo a estimativa do governo federal para população indígena (3.125 crianças) e o restante para os grupos prioritários seguindo o escalonamento do Ministério da Saúde. Para otimizar a logística de envio, o Cemepar também separou um novo envio do medicamento Oseltamivir (Tamiflu) com 96.450 cápsulas recebidas do Ministério da Saúde. O remédio é indicado no tratamento da Influenza.
De acordo com o diretor da 1° Regional de Saúde do Litoral, Leovaldo Bonfim, as vacinas devem chegar em Paranaguá ainda na noite de hoje e serão distribuídas aos sete municípios do litorâneos na próxima segunda-feira (17). Serão destinadas 50 doses para crianças indígenas e 1.690 doses para crianças de 5 a 11 anos.
Os municípios ainda não informaram o cronograma de vacinação para o público-alvo.