Litoral do Paraná contabiliza 11.078 casos confirmados da doença e 226 óbitos
Por: Yasmin de Paula
Nesta semana o estado do Paraná chegou a triste marca de 320 mil casos e 6.642 mortes pela Covid-19. A ocupação de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema único de Saúde (SUS) é de 86% da capacidade total. O sistema de saúde do estado vive um grande colapso, não somente pela falta de leitos e medicamentos para o tratamento da doença, mas porque profissionais da área da saúde também estão sendo acometidos pelo vírus. Ao todo, 11.774 trabalhadores foram infectados pela doença e precisaram ficar em isolamento domiciliar. Outros 136 vieram a óbito.
No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do novo coronavírus em todo o país. Desde então, medidas de prevenção para conter a disseminação do vírus foram tomadas. As regras são básicas: manter o distanciamento social, higienizar as mãos e utilizar álcool gel.
Durante nove meses, os órgãos de saúde, governos municipal e estadual, emitiram decretos que tinham como objetivo frear a contaminação em massa da população. Nesse período, a economia do país inteiro sofreu graves conseqüências. Diversos trabalhadores perderam seus empregos e muitos empresários precisaram fechar as portas.
O mundo luta contra um vírus desconhecido, sem tratamento, sem vacina e letal. Hoje, 226 famílias choram a perda de seus entes queridos; pais, mães, filhos, filhas, avós, maridos, esposas e amigos. O relaxamento nas medidas de prevenção é preocupante.
O desabafo de um morador de Paranaguá reflete bem a angustia de ver um familiar em situação delicada. Com o primo internado no Hospital Regional do Litoral, com COVID-19, descreve o medo e desabafa sobre a situação delicada; “to perdendo alguém da família por causa dessa desgraça”. Emocionado, o telespectador ainda faz um apelo para a população “meu primo está morrendo de covid. Manda esse povo ficar em casa, pelo amor de Deus!“, finaliza.