Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas por volta das 11h desta terça-feira (26), no Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, após cinco alunos passarem mal depois de ingerirem Amitriptilina, um antidepressivo levado por um colega.
De acordo com informações apuradas pela TVCI junto a testemunhas, um estudante que faz uso do medicamento controlado teria levado a cartela para a escola. Outros alunos da mesma turma tiveram acesso aos comprimidos e fizeram a ingestão.
Segundo o SAMU, os estudantes envolvidos têm entre 12 e 14 anos — um menino e quatro meninas — e a quantidade consumida por cada um variou. Inicialmente, havia relatos de que alguns teriam tido convulsões, mas a informação não foi confirmada pela equipe de socorro. Dois adolescentes apresentaram sonolência e uma aluna teve episódios de vômito.
Três ambulâncias do SAMU foram deslocadas para o local, prestaram atendimento às cinco crianças e as encaminharam para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá.
“Na UPA, a equipe médica entrou em contato com o CIATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná), que fez as recomendações necessárias. Três permanecerão em observação na UPA de Paranaguá e dois ficarão em observação no HRL (Hospital Regional do Litoral), até que não haja mais nenhuma possibilidade de aparecimento de sintomas ou complicações por intoxicação”, informou o SAMU em nota.
Por meio de comunicado, a Secretaria de Educação do Paraná (Seed) declarou que, assim que a direção do colégio tomou conhecimento do ocorrido, acionou o SAMU e também os pais e responsáveis dos estudantes. A Seed informou ainda que será registrado um boletim de ocorrência e que tanto a secretaria quanto o Núcleo Regional de Educação acompanham o caso.