A ação da prefeitura faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação e contra a Poliomielite e será realizada neste sábado (20), a partir das 09h às 17h e acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
A Secretária Municipal de Saúde, Mirian Simão, comentou sobre o propósito da campanha. ‘’Nosso intuito é atualizar o calendário vacinal das crianças e adolescentes até 14 anos, além de evitar o retorno da circulação do Poliovírus, vírus causador da poliomielite. Precisamos manter o país livre de doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Os pais ou responsáveis precisam se atentar aos riscos e levar as crianças e os adolescentes para as doses necessárias’’.
As vacinas ofertadas durante toda a campanha serão as de meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre-amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras. Também acontece em paralelo à campanha Nacional contra a Poliomieliteque está sendo aplicada em crianças menores de cinco anos.
As menores de um ano receberão a dose em atraso ou a prevista na rotina. As crianças de um ano até quatro anos e onze meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha) , desde que já tenham recebido três doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população.
Irá ocorrer normalmente as vacinações contra a Covid-19 e influenza para crianças, adolescente e adultos no terminal urbano da cidade, no centro e Subprefeitura, no Nilson Neves.