Com informações da Prefeitura de Paranaguá
O Dia 1º de dezembro lembra a luta contra a Aids e durante todo o mês, ações são realizadas para reforçar a prevenção e a importância do tratamento. Este ano, o tema se une a estratégia global de Aids 2021-2026, que pretende reduzir as desigualdades sociais para acabar com a aids até 2030.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a data constitui uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global.
A Secretaria Municipal de Saúde conta com uma equipe preparada para acompanhar todos os casos do exame ao tratamento. O departamento que tem atendimento no Centro de Diagnóstico João Paulo II funciona o ano inteiro.
“Como já ocorreu em outubro e novembro com as campanhas contra o câncer, chegou a hora de também nos lembrarmos da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento contra o HIV e a Aids. Pensando nisso, todas as unidades básicas de saúde contarão durante este mês, com testes rápidos para a detecção do HIV, as pessoas ainda poderão fazer os testes para detecção de sífilis e hepatite”, detalha a diretora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Miriam Simião.
Neste dia 1.° de dezembro, a Pastoral Aids-CNBB e a 1.ª Regional de Saúde com apoio da Prefeitura de Paranaguá realizam ação preventiva na Praça Eufrásio Correia, conhecida como Praça dos Leões, das 10h às 17h.
Dezembro vermelho
O Dezembro Vermelho surgiu em 1987, quando a ONU criou a campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra o HIV e transmitir compreensão, solidariedade e apoio a quem vive com o vírus. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988.