A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, divulgada pelo Vaticano durante a madrugada desta segunda-feira (21) pelo horário de Brasília, comoveu fiéis de todo o mundo. Em Paranaguá, celebrações em homenagem ao Santo Padre serão realizadas no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio e na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, às 19h.
No Santuário do Rocio, a missa será presidida pelo reitor padre Dirson Gonçalves. Na casa da Padroeira do Paraná, toda segunda-feira os fieis são convidados a rezar pelos falecidos e -de maneira especial- as orações de hoje serão voltadas ao descanso eterno de Francisco.
Durante uma participação ao vivo no programa “Bom Dia Litoral”, o missionário redentorista deixou o convite para a comunidade católica de Paranaguá celebrar a memória do pontífice. “Hoje à noite nós temos a missa aqui no santuário, às 19h, e toda segunda a gente já reza pelos falecidos, e hoje a gente vai fazer uma missa toda especial pelo Papa Francisco. Convido você para vir aqui participar conosco aqui no Santuário do Rocio, às 19”, disse.
Na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário também haverá uma celebração eucarística pela memória do papa.
“O Senhor Jesus escolheu Simão para ser Pedro, escolheu também João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco, escolherá por meio dos cardeais aquele que será o sucessor de Francisco. E, então, irmãos e irmãs, quando ouvirmos o nome de quem for escolhido para suceder o Papa Francisco, o acolheremos e aclamaremos cheios de alegria e fé: “Tu é Pedro!” Até que chegue esse dia, irmãos e irmãs, rezemos agradecidos pelo Papa Francisco, e também pelos Cardeais, a quem caberá a exigente missão de escolher o novo Papa. Esta noite, às 19h, na Catedral, presidirei a Eucaristia pelo Papa Francisco e demais irmãos falecidos. Convido a todos os que puderem para virem participar dessa santa missa. Ajude-nos e nos mantenha unidos (At 1,14), a Mãe da Igreja, a bem-aventurada Virgem Maria”, convidou Dom Edmar Peron.
Confira a entrevista de Dom Edmar Peron sobre a morte do sucessor de Pedro: