Tem parnanguara fazendo história no Paraná. A enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no estado. Lucimar é parnanguara e trabalha na linha de frente no Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Ás 21h48 desta segunda-feira (18) ela recebeu a primeira dose do imunizante juntamente com mas sete colegas da saúde.
“Estou lisonjeada por ser a primeira a tomar a vacina no Paraná, uma mulher negra e mãe de dois filhos”, afirmou Lucimar. “Foram tempos difíceis, com um pouco de medo e ansiedade do que viria no futuro. Mas hoje me sinto bem, feliz, esperançosa com a vacina e muito orgulhosa com o trabalho que o HT vem fazendo junto aos pacientes e o apoio aos funcionários”, completou.
Foi um momento histórico. Após tanta espera, as primeiras doses do imunizante chegaram a Curitiba no final da tarde desta segunda-feira (18). As vacinas foram levadas para o galpão da Central de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e uma quantia destinada ao Hospital do Trabalhador foi preparada para o tão aguardado momento. O governador do Paraná, Ratinho Junior esteve no hospital acompanhando a cerimônia.
“É um dia histórico para o Paraná e para o Brasil. Depois de tanto desencontro, temos agora um encontro com a ciência, com a medicina e um encontro com a esperança de retomar a vida novamente”, disse.
No início da manhã da última segunda-feira (18) o governador esteve em São Paulo para receber as primeiras doses que foram disponibilizadas para o Estado. O Paraná recebeu, para a primeira etapa da vacinação, 265.600 doses do imunizante CoronaVac, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
“Ainda não vencemos a pandemia, estamos vencendo uma parte dessa guerra contra o coronavírus. E começamos por aqueles que mais trabalharam durante a pandemia e que colocaram as suas vidas à disposição para cuidar de outras vidas”, afirmou. “Nossos profissionais da saúde estão há dez meses trabalhando ininterruptamente para cuidar das nossas famílias e daqueles que se infectaram. Nada mais justo que eles recebessem um mínimo de defesa para enfrentar essa guerra”, completou o governador.
Durante a manhã desta terça-feira (19), as doses serão enviadas para todas as Regionais de Saúde, que serão responsáveis em entregar as vacinas para as demais cidades do estado. De acordo com o Plano Estadual de Imunização, os primeiros grupos vacinados serão os profissionais de saúde, indígenas, idosos com 60 anos ou mais institucionalizados (que vivem em asilos ou casas de repouso) e pessoas com deficiência severa.
“Passamos por momentos duros, em que fomos colocados à prova. O fato é que a ciência é fundamental, depois de dez meses chegamos em várias vacinas e agora esta dedicação de diferentes profissionais se materializa. Desde o início o Paraná foi um defensor do Programa Nacional de Imunização, para que todos os municípios tenham acesso à vacina”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.