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Equipe do Ministério da Infraestrutura visita Paranaguá para avaliar impactos da Nova Ferroeste

Foto: Jose Fernando Ogura/AEN Com informações da AEN/PR Uma comitiva do Ministério da Infraestrutura e do Governo Estadual visitam Paranaguá nesta terça-feira (22), para avaliar os impactos e as melhores soluções para os trilhos da Nova Ferroeste no município. A comitiva também vai visitar a empresa Portos do Paraná e o Terminal de Contêineres de […]
Foto: Jose Fernando Ogura/AEN
Com informações da AEN/PR

Uma comitiva do Ministério da Infraestrutura e do Governo Estadual visitam Paranaguá nesta terça-feira (22), para avaliar os impactos e as melhores soluções para os trilhos da Nova Ferroeste no município. A comitiva também vai visitar a empresa Portos do Paraná e o Terminal de Contêineres de Paranaguá, além de percorrer alguns pontos estratégicos da malha ferroviária.

A estrada de ferro, com 1,285 Km de extensão, vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá. As obras da nova ferrovia estão planejadas para ter início em 2022 com previsão de conclusão em 2029. A visita de hoje (22) ao Porto de Paranaguá, faz parte do cronograma de planejamento da Nova Ferroeste, um projeto do Governo do Paraná para a construção de uma nova ferrovia.

O grupo que vem de Brasília é liderado por Marcos Félix, assessor especial do Ministério de Infraestrutura. As visitas serão também acompanhadas pelo secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex Nunes, pelo diretor presidente da Portos do Paraná,  Luiz Fernando Garcia, pelo coordenador do  Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes e pelo gerente de assuntos estratégicos da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr.

Dentro de alguns meses devem ser concluídos os estudos técnicos, econômicos, ambientais e jurídicos relacionados ao projeto da Nova Ferroeste, são esses trabalhos, com prazos distintos de conclusão, que vão indicar o melhor traçado, as questões ambientais de maior relevância e o formato do contrato de modernização e ampliação da estrada de ferro.

O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte de grãos e contêineres do País, unindo dois dos principais polos exportadores do agronegócio brasileiro.

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