Os números disponibilizados pela plataforma “Bateu” da Polícia Militar apontam que as avenidas Bento Munhoz da Rocha Neto, Ayrton Senna da Silva, Senador Attilio Fontana e Prefeito Roque Vernalha lideram o ranking de vias com o maior número de ocorrências nos últimos três anos.
A Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto é uma das vias mais movimentadas de Paranaguá e liga a região sul ao centro da cidade. Apresenta fluxo intenso de veículos, ciclistas e pedestres e possui diversos comércios. Essa avenida lidera com folga o ranking de acidentes de trânsito, seguida pelas avenidas Ayrton Senna da Silva e Senador Atílio Fontana, que possuem um fluxo intenso de veículos pesados.
Outro dado que chama a atenção diz respeito aos tipos de veículos envolvidos nas ocorrências. Apesar dos frequentes registros de acidentes envolvendo motociclistas, o número de ocorrências envolvendo automóveis e caminhões é superior ao das ocorrências com motocicletas.
Cruzamentos perigosos
Alguns cruzamentos já conhecidos pelos acidentes ganharam novos recursos durante esses anos com o objetivo de reduzir as ocorrências. Um deles é o cruzamento da Rua Professor Cleto com a Baronesa do Cerro Azul. O local, que já foi palco de inúmeras colisões, passou a contar com um semáforo.
Projeção
Em 2021 e 2022, foram registradas 1.206 ocorrências, sem alteração entre um ano e outro. Já em 2023, houve uma pequena elevação foram registradas 1.287 ocorrências. Já em 2024, durante os primeiros 45 dias do ano, foram 151 ocorrências.
Uma projeção feita pela produção da TVCI indica que, considerando os números já registrados nos primeiros 45 dias de 2024, a expectativa é que o número de ocorrências seja superior aos de 2021 e 2022, porém menor do que o registrado em 2023.
Esta é a primeira reportagem de uma série produzida pela emissora em parceria com o portal TVCI sobre o trânsito na cidade Mãe do Paraná.