Foto: Ronaldo Damasceno
A UFPR realizou um estudo com 22 cidades do Paraná para saber quando esses municípios irão dar fim à pandemia da Covid-19, ou seja, quando conseguirão imunizar toda a população.
Esses cálculos realizados por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) prevê que a imunização de 95% da população de Paranaguá com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, pode acontecer ainda no início de setembro de 2021. Sobre a segunda dose, 95% da população tem chance de ser vacinada até metade de outubro deste ano.
A modelagem matemática para a profecia foi elaborada por pesquisadores da UFPR, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e da UFS (Universidade Federal de Sergipe). Das cidades paranaenses, Paranaguá seria a primeira a obter a imunidade coletiva pela vacinação, no dia 18 de outubro deste ano, três meses antes de Curitiba.
A constatação foi feita por integrantes da Rede Cooperativa de Pesquisa em Modelagem da Epidemia de Covid-19 e Intervenções não Farmacológicas (Modinterv) a partir de uma análise baseada em dados do Portal Modinterv Paraná Covid-19, novo projeto da equipe que disponibiliza ao público em geral, informações da curva epidemiológica da pandemia em diversas localidades do estado do Paraná.