×

Formação de monitores reforça expansão de colégios cívico-militares no Litoral do Paraná

Capacitação realizada no Colégio Estadual José Bonifácio, em Paranaguá, prepara profissionais para atuação integrada à equipe pedagógica e à comunidade escolar.
Imagem: SEED

A formação de novos monitores para os colégios cívico-militares do Litoral do Paraná foi realizada nesta semana no Colégio Estadual José Bonifácio, em Paranaguá, como parte da preparação para o ano letivo de 2026. A capacitação reuniu profissionais que irão atuar em 12 escolas da região, atendendo mais de 7,5 mil estudantes, cerca de um quarto do total de alunos do Litoral.

A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá. O objetivo foi alinhar procedimentos, diretrizes pedagógicas e o papel dos monitores no cotidiano escolar, integrando segurança, organização e apoio ao desenvolvimento dos estudantes.

A formação ocorre em meio à ampliação do modelo cívico-militar no Paraná. Em 2026, o Estado contará com mais 33 colégios nesse formato, totalizando 345 unidades. Dessas, 12 estarão vinculadas ao Programa Paraná Integral (PPI), que oferece educação em tempo integral. No Litoral, antes da última consulta pública, já funcionavam oito colégios cívico-militares.

Durante o processo de consulta pública mais recente, seis escolas da região participaram da avaliação da comunidade escolar, com aprovação em quatro delas: Colégio Estadual José Bonifácio, Colégio Estadual Vidal Vanhoni, Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista e Colégio Estadual Maria Helena Teixeira Luciano. A adesão possibilitou a ampliação do modelo e a necessidade de contratação de novos monitores.

Com a expansão, o NRE de Paranaguá passará de 27 para 39 monitores em atuação, com a previsão de contratação de mais 12 profissionais – todos militares estaduais da reserva voluntária.

Segundo o chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Paulo Severino Penteado, a atuação dos monitores tem refletido positivamente no ambiente escolar. “A comunidade, os pais e os estudantes se sentem mais seguros. O monitor está na entrada da escola, acolhe os alunos, auxilia os professores e faz a mediação com a comunidade. Isso transmite segurança aos pais”, afirmou.

Penteado destacou ainda que os impactos vão além da segurança, alcançando a organização escolar e o processo pedagógico. “Quando a disciplina é maior e o processo organizacional flui melhor, a aprendizagem é favorecida”, disse.

O diretor do Colégio Estadual Cívico-Militar José Bonifácio, Carlos Eduardo dos Santos Ribeiro, ressaltou que a escola vive um momento de transição ao integrar o modelo cívico-militar ao regime de ensino integral já existente. Segundo ele, a mudança foi bem recebida pela comunidade escolar.

“Pais, familiares e professores acolheram muito bem o modelo. Muitos docentes já conheciam a proposta e isso se soma ao ensino integral, reforçando valores como disciplina e cidadania”, afirmou. O diretor também destacou que a estrutura da escola está preparada para a nova fase, o que já tem refletido no aumento da procura por matrículas.

Ribeiro enfatizou ainda a importância da formação dos monitores. “Não é simplesmente colocar um militar da reserva dentro da escola. Existe uma formação específica, com intencionalidade pedagógica”, explicou.

Para o subtenente da reserva da Polícia Militar, Nilson Antoniassi, monitor do Colégio Cívico-Militar 29 de Abril, em Guaratuba, a função vai além da segurança. “Atuamos muito mais como orientadores. Trabalhamos questões de postura, disciplina, organização e preparação para o mercado de trabalho”, afirmou.

Já o 3º sargento da reserva da PM, Taufik Jorge Dib Neto, que iniciará sua atuação no Colégio Maria Helena Teixeira Luciano, destacou a importância da capacitação inicial. “Essa formação é fundamental para entendermos como agir no ambiente escolar e desempenhar nosso trabalho com excelência”, disse.

Segundo ele, a expectativa é contribuir para que professores, equipe pedagógica e funcionários tenham mais tranquilidade no exercício de suas funções, mantendo o foco no desenvolvimento integral dos estudantes.

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página