×

Guaratuba: vazamento de produto químico atinge rio

O produto químico que vazou após um acidente de trânsito na BR-376, em Guaratuba, atingiu o Rio São João. Ainda não se sabe o nível de contaminação, por isso, a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil da cidade adotaram, como medida de prevenção, a interdição do rio. A orientação inicial é para que a […]

O produto químico que vazou após um acidente de trânsito na BR-376, em Guaratuba, atingiu o Rio São João. Ainda não se sabe o nível de contaminação, por isso, a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil da cidade adotaram, como medida de prevenção, a interdição do rio. A orientação inicial é para que a população não entre no rio, nem consuma água ou pescados do local. Já há registro de peixes encontrados mortos às margens do rio, perto da área do acidente.

Já há registro de peixes mortos na área do acidente. Foto: Prefeitura de Guaratuba

As equipes de defesa ambiental da Prefeitura de Guaratuba estão no local para adotar as providências necessárias. De acordo com uma nota publicada pela prefeitura do município, o produto derramado seria cianamida, um agrotóxico altamente contaminante. Já uma fonte ligada a TVCI, disse que o vazamento seria de arsênico, um produto utilizado na preservação de madeiras e que também oferece grande risco de contaminação.

“O derramamento acidental de produtos químicos pode causar danos irreversíveis na nossa natureza, uma vez que esse derramamento pode contaminar o solo, lençóis freáticos e, em contato com ambientes marinhos, pode causar um grande problema de mortalidade, principalmente em algumas espécies ameaçadas de extinção. Além disso, o consumo de produtos contaminados representa riscos à saúde humana. “, explica o biólogo Caio Fernandes.

Nossos Programas