Fundado em 26 de setembro de 1931, o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) celebra 93 anos de existência. Para marcar a data, uma sessão solene será realizada no Teatro da Isulpar nesta quinta-feira (26), às 19h30. Além do aniversário, o IHGP também comemora o centenário do Professor Waldomiro Ferreira de Freitas.
Alessandro Pires Staniscia, orador do IHGP, conversou com a equipe da TVCI sobre a importância do instituto, que mantém viva a história da cidade mais antiga do Paraná: “São 93 anos de existência servindo ao resgate, à preservação, à manutenção e à divulgação da nossa cultura, da nossa história, da nossa geografia, dos valores e do folclore. Valores tão necessários e tão caros que formam a nossa identidade parnanguara.”
O estatuto do IHGP determina que anualmente deve ser celebrada a data de fundação do instituto, por isso a sessão de amanhã. No evento, a professora Maria Helena Mendes Nizio apresentará um histórico do IHGP, e Alessandro Pires Staniscia abordará a biografia do centenário Professor Waldomiro Ferreira de Freitas e sua importância para a história e preservação de Paranaguá. Além da sessão solene, também haverá apresentações musicais.
“Professor Waldomiro trabalhou no Colégio Comércio que atualmente é o Colégio Alberto G. Veiga, foi professor da Fafipar, agora Unespar, e pesquisador da história do município. A relação entre Waldomiro e o instituto é fundamental, pois ele é autor da obra mais completa e atual sobre a história de Paranaguá.”
“Paranaguá das origens à atualidade”, publicado em 1999, é a obra do professor Waldomiro Ferreira de Freitas mencionada por Staniscia. Segundo o orador, a pesquisa histórica, geográfica, antropológica e genealógica apresenta os elementos que formam a identidade do povo parnanguara. Ele demonstrou suas alegações e comprovou os resultados dessa importante obra com documentações.
O evento é aberto e gratuito a todos que desejam conhecer mais sobre a história e identidade de Paranaguá.
“Em nome da presidente, Simone Pereira de Mello, e da secretária, Lúcia Helena Freitas da Rocha, gostaríamos de convidar toda a comunidade de Paranaguá a prestigiar. Todos serão muito bem recebidos para celebrarmos os 93 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, o centenário do Professor Waldomiro Ferreira de Freitas e, por fim, nosso amor e respeito por nossa querida Paranaguá.”